Blog do Jorge Nicola: Busto a Oberdan Cattani rende polêmica no Verdão

25 de setembro de 2013

Busto a Oberdan Cattani rende polêmica no Verdão

Oberdan jogou de 1941 a 54 no Verdão
O presidente Paulo Nobre anunciou na última sexta-feira que pretende criar um busto para o ex-goleiro palmeirense Oberdan Cattani, único atleta ainda vivo da época em que o Verdão era chamado de Palestra Itália.

Nobre demonstrou convicção de que aprovará com facilidade a homenagem no COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) alviverde, mas a votação promete não ser tão fácil. Dois conselheiros que ouvi sobre o assunto não gostaram da ideia.

A primeira alegação é a de que Oberdan não vestiu apenas a camisa do Palmeiras. Não há qualquer impedimento legal no estatuto do Palmeiras para bustos a atletas que defenderam outros times, mas convencionou-se isso no Conselho Deliberativo.

Depois, os conselheiros não engoliram o fato de o ex-goleiro palmeirense entre 1941 e 54 ter minimizado a conquista da Copa Rio de 1951. O Palmeiras passou anos brigando na Fifa para que o torneio fosse reconhecido como Mundial. "E o Oberdan fez pouco caso desse título, dizendo que não era um Mundial", relembra o cartola alviverde.

Em 99 anos de existência, o Palmeiras conta com apenas três bustos, dedicados a Ademir da Guia, Waldemar Fiúme e Junqueira. Após 14 anos de Verdão, Oberdan ganhou quatro títulos paulistas (1942, 44, 47 e 50), um Rio-São Paulo (1951) e a Copa Rio.

Ele encerrou a carreira no Juventus e chegou inclusive a enfrentar o Palmeiras. Algo que ocorreu também com Ademir da Guia, vestindo a camisa do Bangu diante do Verdão, em 1960.

"Tenho certeza absoluta que, pela sensibilidade de todos os membros do COF, esse busto vai ser aprovado", afirma Paulo Nobre, ignorando as reclamações dos conselheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.